sábado, 26 de maio de 2012

NOTÍCIAS DO ITAQUERÃO

COMISSÃO DE POLÍTICA URBANA, METROPOLITANA E MEIO AMBIENTE – 6. Reunião Ordinária 2012-05-18 09/05/2012
Auditório Prestes Maia
Obras Viárias de Mobilidade Urbana nas regiões de Itaquera, Arthur Alvim e Cidade Líder
Nesta reunião, submeteu-se à votação o Requerimento 17/2012, proposto pelo Vereador Paulo Frange (PTB), que solicitou a presença do Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras – Elton Santa Fé Zacarias – e o Secretário Municipal do Desenvolvimento Urbano – Miguel Luiz Bucalem -, para esclarecimentos e apresentação do andamento das obras do Plano de Melhoramentos Viários para a região de Itaquera. Em destaque, o entorno das Avenidas Jacu Pêssego e José Pinheiro Borges (Nova Radial) e sobre a Operação Urbana Rio Verde Jacu e a implantação do Parque Linear do Rio Verde (Polo Institucional de Itaquera).
Em síntese, trata-se de plano para melhorias ao redor do pátio Itaquera do Metrô e dos Distritos de Arthur Alvim e Cidade Líder, na Zona Leste. Prevê a abertura de novas vias, implantação de viadutos, alças de acesso e outras obras correlatas de urbanização, a fim de melhorar a mobilidade da população. Além do estádio do Corinthians, estão previstos para a região o Fórum Judiciário, uma FATEC/ETEC, um SENAI, laboratórios para a área de tecnologia e informação e um centro de convenções, entre outros. É importante esclarecer que parte da obra é de responsabilidade da DERSA. Serão investidos, conforme dados retirados do sítio da Câmara de Vereadores, R$ 478 milhões. (http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7776:pl-que-aprova-obras-viarias-na-zona-leste-e-aprovado&catid=38:plenario&Itemid=95)
Referido plano, de autoria do Poder Executivo, já foi aprovado pela Casa Legislativa e as mencionadas obras serão necessárias para o recebimento da Copa do Mundo de 2014.
Ocorre que, segundo o Vereador Paulo Frange, as Subprefeituras envolvidas no projeto não dispõem de informações precisas sobre o assunto. Em visita à região, foi indagado pela população local acerca das eventuais desapropriações a serem realizadas e não tinha qualquer resposta, uma vez que nem os responsáveis pela questão as têm fornecido de maneira satisfatória. Afirmou, ainda, que as obras estão paralisadas e, inclusive, as máquinas dos canteiros de obras foram retiradas dos locais.
Assim, requereu fossem convidados os citados Secretários, para informarem a Casa sobre o andamento dessas obras, o que o Vereador Dalton Silvano (PV) ficou de providenciar pessoalmente.
Dada a relevância do tema, todos ficaram no aguardo do comparecimento dos Secretários, com o objetivo de obterem as atualizadas informações sobre o andamento das obras, cronograma de desapropriações e demais assuntos pertinentes.
Camila Andréa Tessare
Voluntária do MVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário