quarta-feira, 6 de abril de 2011

ACONTECE – Debate: SUS FINANCIAMENTO


Dia 4 de abril, por iniciativa do vereador Natalini, .foi realizada a palestra e o debate do tema " SUS -Financiamento "
O dr Jatene fez o histórico do Sistema de Saúde de 1948 até 2011. Salientou o sistema de atendimento ao indigente, previdenciário,particular e sua modificações até ao SUS. 
Apresentou o que os países do primeiro mundo investem " per capta" em saúde, a proporção de médicos por 1000 habitantes, comparando com os dados do Brasil.
Falou em seguida o deputado federal Eleuses, da Frente Parlamentar da Saúde, salientando a EC  29 ( emenda constitucional) já aprovada e que regulamenta as ações de saúde. Aproximadamente 8 Estados não usam o dinheiro para as ações de saúde. Falou da CSS ( Contribuição Social para Saúde) prevista pelo PL do Tião Viana e que se aprovado vai recolher entre 13 e 15 milhões. O deputado mostra-se preocupado e reunidos pretendem apresentar um PL da "reforma da reforma".
Falaram também o Secretário Estadual e Municipal da Saúde, os presidentes do Sindicato dos Médicos, do CREMESP, da APM
(Associação Paulista de Medicina) , COREN ( Conselho Regional de Enfermagem ), CRO ( Conselho Regional de Odontologia).
Na parte final foram respondidas as perguntas dirigidas à mesa de acordo com assunto abordado.
O salão Nobre e o outro plenário do 1º andar, estavam lotados de profissionais da saúde e população.
Foi distribuído folheto do Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril, convocando a Concentração as 10 h, em frente ao MASP, contra as privatizações e venda dos leitos hospitalares. No mesmo dia  em frente a APM, na av. Brig. Luís Antônio , haverá manifestação para a regionalização e integração da rede da saúde.
Edna dos Santos Freitas 
4/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário