domingo, 4 de março de 2012

ENCONTRO DE NÚCLEOS DO MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE (MVC)

O Encontro
No primeiro sábado de fevereiro (04/02/12), voluntários dos núcleos de São Paulo, Jundiaí, Campinas, Bertioga, Guarujá e Santos se encontrarão para trocar conhecimentos e relatar experiências no acompanhamento do legislativo e em suas ações de mobilização. Outros núcleos como Cotia,... Indaiatuba, Cabreúva e grupos em formação também foram convidados!
O objetivo foi de trocar metodologias (avaliação de vereadores, de site de Câmara e do Plano Diretor) e relatar táticas de mobilização presencial e pela internet.
Serviço: O encontro foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo, sala Sergio Vieira de Melo, já previamente reservada, para reunião dos voluntários do Movimento Voto Consciente no dia 4 de fevereiro de 2012 das 9 às 17 horas.

Relato de Kátia
Na parte da manhã cada núcleo teve 3 minutos para contar um pouco sobre as suas atividades respondendo as seguintes perguntas: 1- total de voluntários; 2- quantos novos entraram nos últimos 6 meses?; 3- ações em andamento e 4- qual o maior desafio?
Nesse momento conhecemos um pouco da realidade de cada núcleo presente e a impressão que fiquei é que estamos indo muito  bem.
Na parte da tarde teve as falas do pessoal do MVC SP:  Sonia, da Cecília, Celina, Henrique e do Marlon do MCCE.
Os pontos principais que destaco de cada fala:
Sonia – o trabalho de acompanhamento da Câmara – recolhem as atas de votação ao final dos trabalhos – em ano eleitoral fazem a avaliação até junho, pq não tem sentido soltar avaliação após o pleito.
Cecília – sobre as palestras que substituíram por “Forum temático” para atrair mais a atenção do público – Udo já deu os exemplos
 Celina – Trabalho da Ficha Pública
 Henrique – como trabalham em Jundiaí – metodologia meio anarquista, onde a liderança tem uma rotatividade de acordo com quem do grupo está mais motivado naquele momento e o objetivo é fazer co que as pessoas montem seus grupos (trabalhando focado nas áreas de seu interesse) e não eu tenham um grupo enorme. Já fizeram as metas para os próximos 10 anos. Focaram no objetivo que é estimular a participação cidadã e atuam nisso.
Marlon do MCCE - falou bastante sobre as atitudes em ano eleitoral e pediu muito cautela na hora de fazer denúncias, pq não adianta ficar passando pra frente denúncias vazias que só vão desgastando o grupo e não viram nada ao final. Deixou todos os contatos para que tiremos as dúvidas com ele antes de encaminharmos qualquer denúncia.

Relato de Udo
- o eleitor: definir perfil e suas necessidades;
- importância de alianças com outras organizações;
- transformação social (não chamar de VC);
- fórum: usar temas atuais:       
o       “bulling”- quais leis que tratam do assunto, quem propôs? Leva o assunto para politica/eleições
o       Lei Maria da Penha
o       Parada Maluca
o       Guardiões do Morumbi
– publico alvo: mães, creches, associações de bairros, etc;
- importância do radio na divulgação do VC
- importância de participar da CONSOCIAL;
- experiência Jundiaí:
o       Objetivo para os próximos 10 anos
o       Alcançar 40.000 eleitores
o       Cidadonos
o       Campanhas em anos impares
- mote/missão: falta definir um para Bertioga;
- próxima reunião 30.6.2012 (sábado) em local a ser divulgado.

Relato da Suely
Observações: o evento teve como um dos objetivos a retomada de atividades anuais que se davam por meio dos encontros.  O ultimo encontro havia acontecido em 2009. Por meio dos encontros, o movimento Voto Consciente, faz a avaliação de todos os núcleos e demais “filiais”.  Nos encontros, os núcleos ou “filiais” compartilham idéias, dificuldade, problemas e soluções, sempre com o escopo de fortalecer o movimento. Tivemos a presença de membros de diversas cidades e por seus relatos pudemos perceber que, embora o objetivo seja semelhante, quase todos os núcleos trilham por caminhos e tempos diferentes. As características, procedimentos, recursos, etc; dos núcleos não são singulares. Cada grupo atua segundo suas condições e deliberações locais.
Responsabilidades - A grande preocupação do grupo do Voto Consciente “matriz” surge de tais atuações. Ainda que cada grupo atue dentro de certa autonomia, boa parte da responsabilização dos atos de tais núcleos e “filiais” respingam na “matriz” e nos demais membros do movimento.
Competência e atuação – O Dr. Marlon Lellis salientou para tomarmos muito cuidado no tange às questões de denuncias, pois se feitas de forma equivocada, a entidade irá com certeza sofrer as conseqüências do ato (processos indenizatórios, criminais, etc). De certa forma, o Dr. Marlon joga um balde de água fria nas emoções quando apresenta o universo dos números de denúncias e os compara com o número das que realmente tiveram efeito. Fica demonstrado que apesar da enorme vontade de ter um processo eleitoral com lisura, a atuação da entidade depende de regras e se estas não forem bem aplicadas, o tiro poderá sair pela culatra. São regras: a propositura de ação por quem tenha competência legal; a fundamentação consubstanciada em provas; a formulação dentro do prazo da lei; impetração perante autoridade competente; etc.
Metas – quase todos os núcleos compartilharam idéias, sugestões, etc.; mas um grupo em especial, mereceu destaque. O grupo de Jundiaí, composto fundamentalmente por jovens, deu um toque especial para o encontro. Inovaram no modelo de condução da gestão,  demonstraram maturidade política e consciência cidadã. Mostraram que vieram para implantar uma postura. Neste tocante, cumpre salientar que eles adotaram metas para serem implantadas em dez anos. Eles formulam em Metas de curto e longo prazo, demonstrando que estratégias devem ser pensadas com antecedência.
Avaliações dos vereadores – Ainda que tenha sido o assunto de pauta, em relação à temática de avaliação dos vereadores o encontro não atendeu as expectativas. Muitos grupos não fazem ou não publicam suas avaliações e os grupos que os fazem, salientaram a preocupação com efeitos da publicação. Não tivemos tempo hábil para uma discussão mais aprofundada.
Estreitamento de relações – o encontro atingiu o objetivo ao conseguir estreitar relações. Todos saíram motivados e compromissados com o fortalecimento da causa. Todas as sugestões serão de muita importância (fóruns temáticos, ficha Pública, Cidadonos, Metas, parcerias, etc.) na construção e reconstrução de cada grupo; e na persecução do seu objeto.
 Movimento Voto Consciente Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário