quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Audiência Pública Sem Audiência

Desde o dia 1º de fevereiro a Câmara reiniciou seus trabalhos.
Hoje porém, foi o primeiro dia em que as comissões funcionaram. Nem todas.
A comissão de finanças cumpriu toda a pauta sem a presença dos vereadores Milton Leite e Ricardo Teixeira, a de transporte com a presença de cinco vereadores faltando Domingos Dissei e Wadih Mutran.

Aconteceram duas audiências públicas (finanças e transporte) às quais somente compareceram assessores de vereador defendendo projetos de seus chefes. A população não estava presente, mas pudera, a de finanças foi às 10 horas da manhã e a de educação às 14 horas.

Nas audiências públicas que são planejadas para que a população opine sobre os projetos em pauta, dê sugestões e mais, e nas quais quando programam projetos polêmicos são chamados especialistas para opinarem e instruírem os vereadores, o que se vê é um evento de mentirinha, nem a população comparece e nem os vereadores se interessam em estar presente.

Há muito o MVC vem batalhando para que haja mais publicidade das audiências públicas e que a população, quando presente, receba do presidente da comissão alguma resposta, satisfação da sugestão dada.
O que acontece quando o cidadão se dispõe a comparecer é que ele percebe que perdeu seu tempo e esforço. Nunca saberá se deram ouvidos ou não à sua sugestão, e porque não.

Segue em anexo a consolidação das presenças dos vereadores em Audiências Públicas no ano de 2011, segundo informações do site da Câmara .

Em tempo: a partir da próxima quarta feira não teremos mais cópias em papel das pautas das comissões

Sonia Barboza
Diretora e Coordenadora na CMSP
Movimento Voto Consciente
www.movimentovotoconsciente.org.br
Fev/ 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário