sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mesa Diretora divulga prestação de contas de maio



A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) apresentou nesta segunda-feira a prestação de contas referente às atividades de maio. Um dos destaques apontados pelo presidente da Casa, vereador José Police Neto, foi o aumento da procura dos cidadãos pela Ouvidoria do Parlamento.
O serviço, criado pela atual Mesa Diretora, recebeu no mês passado 1.267 manifestações, o correspondente a uma alta de quase 20% em relação a abril. Apenas por telefone, o número de chamadas passou de 47 para 872, um salto atribuído principalmente à campanha publicitária iniciada em maio para divulgar o trabalho da Ouvidoria.
Entre os assuntos mais abordados pela população, o projeto de lei que proíbe a distribuição de sacolas plásticas (PL 496/2007) nos comércios da capital ocupou o topo do ranking, com críticas, sugestões e elogios. O projeto que dispõe sobre a concessão à iniciativa privada do mobiliário urbano — como relógios eletrônicos e paradas de ônibus — também gerou o interesse da sociedade, aumentando as chamadas à Ouvidoria da Câmara Municipal.
"Esse aumento mostra a relação direta do que a gente faz com a sociedade", disse Police Neto.
A relação entre CMSP e cidadãos, de acordo com o presidente, faz parte do termo de compromisso que vem direcionando os trabalhos da Mesa Diretora desde sua posse. O documento também inclui como metas a transparência, a produção de conhecimento, a otimização dos recursos públicos, a formação do corpo técnico Legislativo, o fortalecimento do poder local, a valorização do processo Legislativo e a resposta às demandas sociais.
TRANSPARÊNCIA
Na busca por maior transparência das atividades da Câmara, Police Neto destacou a realização de audiências públicas organizadas pelas Comissões Permanentes da Casa. Entre elas, houve debate sobre o
Trecho Norte do Rodoanel, com representantes do empreendimento e ampla participação da sociedade civil. 
O presidente aproveitou a prestação de contas para anunciar que, a partir de junho, as audiências públicas realizadas fora do Palácio Anchieta poderão ser assistidas por meio do site da CMSP. Atualmente, isso ocorre apenas com os eventos realizados nas dependências da Casa.
A divulgação na internet do boletim mensal produzido pela consultoria técnica da Câmara sobre a conjuntura econômica brasileira e o acompanhamento da execução orçamentária da cidade foi outra ação que contemplou a meta da transparência com a sociedade. Na edição de maio, o trabalho trouxe um levantamento realizado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre a carga tributária do IPTU para as famílias paulistanas.
OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS
Entre as iniciativas que favorecem a otimização de recursos, Jose Police Neto anunciou a
reforma do Palácio Anchieta, que inclui tornar o auditório Freitas Nobre um local fechado, permitindo seu uso mais frequente, e a transferência da biblioteca para o piso térreo — aproveitando a laje reforçada do pavimento e facilitando o acesso da população ao acervo.
Além disso, o presidente divulgou as contas dos novos contratos de telefonia e e-mail, que levarão a uma economia superior a R$ 20 mil mensais.
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Palestras e cursos foram atividades frequentes no Palácio Anchieta em maio. Através dessas atividades, a Câmara divulgou conhecimento aos seus servidores e investiu na formação de seu corpo técnico.

A importância da Ouvidoria para a democracia foi um dos temas abordados em palestra. Outro destaque foi a constituição de um grupo de trabalho para a elaboração de estudos que darão vida à Revista do Parlamento da Cidade de São Paulo, além de mais um curso da Escola do Parlamento, desta vez com o tema "O marco regulatório para as políticas metropolitanas".  
INCLUSÃO
Em resposta às demandas sociais apuradas pela Mesa Diretora, o presidente José Police Neto classificou como uma "conquista" a transmissão das sessões plenárias utilizando a
língua brasileira de sinais (Libras).  
Além disso, outro passo rumo à inclusão foi a contratação de estagiários com deficiência intelectual. Atualmente, quatro jovens estão trabalhando na Casa através desse programa, que ainda tem vagas abertas.
Publicado no site da CMSP

sábado, 25 de junho de 2011

MVC assina termo de cooperação com o MP,Procuradoria Regional Eleitoral e MCCE

Ato de assinatura do Convênio.

Têrmo de Cooperação Técnica "Via Rápida para a Cidadania"entre Ministério Publico do Estado de São Paulo ,Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Procuradoria Regional Eleitoral e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral- Estadual São Paulo,organização Não -Governamentel Policidadania e Associação Movimento Voto Consciente.

Neste ato representados ,
Procurador Geral de Justiça, Dr.Fernando Grella Vieira.
Procuradoria Regional Eleitoral , Dr. Pedro Barbosa Pereira Neto.
Lei -9840\99 e  Lei Comlementar 135\2010 - Movimento de Combate á Corrupção Eleitoral -Estadual São Paulo
Neste ato representado pela senhora Lucrécia Anchieschi Gomes da ONG Policidadania e pela senhora Celina Theresa Véras Marrone
presidente da Associação Movimento Voto Consciente .



O presente" Termo de Cooperação Técnica" tem por objetivo a criação de uma Via Rápida da Defesa e Promoção da Cidadania ,para encaminhamento de demandas sobre atos que se enquadrem nas leis 9840\99 e Lei complementar 135\ 2010.Com a finalidade de promover cursos e seminários,material didático à partir de patrocínios e apoio de outros potenciais parceiros, bem como encaminhar ações na área administrativo-eleitoral.


Data:  21 DE JUNHO DE 2011


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Jovens ensinam nova forma de fazer política


Costumo falar aos meus alunos que ao contrário do senso comum, os jovens se interessam por política, o que eles não gostam é da política convencional. Quem precisa ficar atento a isso é a classe política, que além de ainda não saber lidar direito com as redes pode ser engolida por elas.

Minhas argumentações se comprovam com a recente pesquisa do Datafolha, em parceria com  agência Box1824, que ouviu jovens com idade entre 14 e 24 anos.

O levantamento considerou a opinião de quase 3 mil jovens, dos quais 59% não têm preferência partidária e 71% consideram a internet uma ferramenta política.

Os dados mostram que essa faixa etária encontra na internet a forma de se mobilizar politicamente. Conforme publicou o IG, eles “enxergam cada vez menos os partidos como uma opção para o engajamento político”.

Isso assinala alguns fatos muito importantes: a sociedade está mudando, os canais de voz já se ampliaram, a hierarquia está cada vez mais reduzida. A internet, e sobretudo as redes sociais, está tornando as pessoas iguais, com o mesmo poder.

Isso é perfeitamente compreensível se compararmos o comportamento dos jovens nas empresas. Se no meio corporativo, ele buscam horizontalidade nas hierarquias, ou seja, igualdade entre os cargos, logicamente buscarão na política.

Os políticos precisam urgentemente atentar para isso, pois cada vez mais aumenta a distância entre eles e as sociedades em rede. Senão reagirem, com toda a certeza, chegará um tempo em que falarão para si próprios. E o parlamento estará nas ruas, longe deles.

O estudo da Box1824 e Datafolha foi feito em duas etapas, uma qualitativa e outra quantitativa. A primeira abordou 1.200 entrevistados de universidades e organizações nas principais capitais do País. A segunda ouviu 1.784 jovens de 173 cidades em 23 Estados.

A pesquisa também concluiu que o jovem brasileiro está otimista com relação ao futuro. Dos entrevistados, 89% afirmam que têm mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro. Apenas 9% acreditam que o Brasil está mudando para pior e 15% que o País não está mudando.

Outra constatação foi o otimismo desses meninos, mais ainda entre os de maior grau de escolaridade. Dos que possuem ensino superior, 81% acreditam numa melhora do Brasil. Entre os que fizeram só o ensino fundamental, 68% estão mais otimistas.

Esse fato nos remete a outra análise: se o governo quer ser bem avaliado, deve investir mais em educação. Há variações também entre os sexos. Dos homens consultados, 80% estão otimistas quanto a uma mudança positiva do País. Entre as mulheres, o número cai para 70%. Mesmo assim, aponta para um índice expressivamente alto.

Diante de todo esse cenário que se apresenta, com as redes sociais quebrando paradigmas, ficam alguns questionamentos. Até quando a classe política continuará olhando para o próprio umbigo, desconsiderando a opinião pública?  Será que eles conseguirão enxergar em tempo a internet como uma via de mão dupla?

O que se percebe, na verdade, não é uma apatia proposital ou falta de interesse, mas um desconhecimento de como agir e como operar as redes.

Se analisarmos essas transformações sociais demonstradas na pesquisa sob o conceito de política de Aristóteles, vamos perceber que os jovens brasileiros estão no caminho certo. O objetivo deles nada mais é do que aproximar o indivíduo do Estado.

E é isso o que estão fazendo por meio das redes sociais.  Segundo Aristóteles, a política visa o indivíduo e ao Estado compete promover a satisfação de todas as suas necessidades.  

Ivone Rocha
Especialista em Mídias Digitais
Estuda Políticas Públicas na internet
Professora de pós-graduação           
Senac-SP e Unicid
Colaboradora do MVC

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Por duas vezes não compareceram, agora é convocação. Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Finanças – 08/06/2011


Nesta última quarta-feira, todos os projetos foram aprovados.
Vale ressaltar que a CMSP por duas vezes convidou os Secretários do Transporte, Pessoas com Deficiências e Esportes e não compareceram, decidiu então convocá-los
a comparecerem à audiência pública da LDO de 10/06/11.
Sonia Barboza
Movimento Voto consciente

Tudo como dantes no quartel de Abrantes!!! Comissão de Constituição e Justiça - 08/06/2011

Comissão de Constituição e Justiça – 08/06/2011


Com pauta de mais de 140 projetos de lei para serem votados, os vereadores da comissão continuam em guerra
O vereador Aurélio Miguel pede constantemente que sejam lidas as justificativas ou os pareceres de cada projeto. Tudo isso para gastar o tempo da comissão e impedir o prosseguimento da votação.
Nesta última quarta-feira apenas dois projetos de lei foram aprovados, um deles o PL 760/09 do vereador Adilson Amadeo, que cria o parque Henry Ford. Também aprovaram 11 projetos de medalhas e honrarias.
Se continuar neste ritmo, chegaremos ao final do primeiro semestre com uma pauta gigantesca. Hoje as pastas dos projetos já são trazidas pelos assessores da Casa em carrinho de feira.
Sonia Barboza
Voluntária do MVC

Atendimento na saúde e falta de profissionais - Audiência Pública - 08/06/2011

Com a ausência do Secretário Municipal de Saúde, reuniram-se os representantes do: CREMESP ( Conselho Regional de Medicina), Conselho Geral da Saúde, Sindicato dos Médicos, Sindicato do Pessoal da Saúde.
O presidente do CREMESP informou que não há falta de médicos em São Paulo, pois a proporção é de 4,4 de médicos para cada 1000 habitantes e portanto é maior que os dos Estados Unidos. A distribuição dos profissionais é péssima concentrando-se no centro expandido de São Paulo devido a fatores como: salário baixo, falta de condições de trabalho ( referência e contra referência), insegurança e ausência de carreira profissional. Falta vontade política para priorizar a saúde pública pois o governo paga 3 vezes mais de juros para a dívida do Brasil.
O presidente do Sindicato dos Médicos explanou sobre a saúde pública no Brasil, que é ruim, falta de vontade política e citou como bom exemplo Rio branco, no Acre, que tem uma lei que define o salário do médico em R$ 18000.00. Disse que no AMA, de Pirituba, dos 50 médicos, 31 foram assaltados. Salientou o acompanhamento dos gastos na saúde lembrando Instituições que não o fazem de maneira adequada.
Os dois representantes dos outros profissionais abordaram sobre: as  Organizações Sociais que não respondem ao esperado; insegurança; assédio moral no local de trabalho. Relataram sobre a realização da Conferência Municipal da Saúde.
Vários assistentes presentes fizeram uso da palavra reclamando dos diversos aspectos do atendimento, das condições de trabalho etc.
Segundo a presidente da Comissão esta é apenas uma amostra das Audiências Pública que deverão acontecer.
Edna dos Santos Freitas
Voluntária do Movimento Voto Consciente