segunda-feira, 4 de junho de 2012

Coisas de Oposição x Situação

Comissão de Finanças e Orçamento. 13ª Reunião Ordinária – 30/05/2012
Sala Prestes Maia


Presentes os vereadores Milton Leite (DEM), Aurélio Miguel (PR), Anibal de Freitas (PSDB), Francisco Chagas (PT), Adilson Amadeu (PTB), Atilio Francisco (PRB), Donato (PT), Wadih Mutran (PP) e Dalton Silvano (PV) substituindo o Roberto Tripoli (PV).

Tratou-se de uma pauta com vinte itens para votação. Obteve-se como resultado dois adiados e sete com vistas deferidas ao vereador Aurélio Miguel. Os demais itens – do 10 ao 20 - eram Requerimentos para envio de cópia de documentos, pedidos de informações e convites para comparecimentos, inclusive do Sr. Hussein Aref Saab, Diretor do Departamento de Aprovação de Edifícios (APROV). Para todos os Requerimentos, exceto o de número 56/2012, que foi aprovado, foram deferidas vistas ao vereador Dalton Silvano.

Pois bem, vale, ainda que em apertada síntese, esclarecer o conteúdo dos mencionados e tão palpitantes Requerimentos. Eram relativos às matérias veiculadas pela imprensa acerca do suposto esquema de enriquecimento ilícito envolvendo o Sr. Hussein Aref Saab, que teria angariado um patrimônio muito superior aos seus rendimentos líquidos, como a compra de 106 imóveis em sete anos. Uma vez que este senhor possuía função no Poder Executivo, ligada à Secretaria Municipal de Habitação, a Casa Legislativa solicita seu comparecimento para prestar informações sobre o assunto.

Durante os trabalhos, mereceu destaque talvez certa esperteza, safadeza, desconfiança e até falta de entendimento entre os membros da Mesa.

Também não passou despercebido, que a movimentação dos vereadores apenas teve início depois de matérias jornalísticas, de escândalos na imprensa. Isto chama a atenção! A impressão é que somente agem depois que o jornal publica. Fica a pergunta: por que eles não fiscalizam continuadamente o trabalho das secretarias de maneira preventiva?

Já pedindo perdão pela palavra, mas as atividades da Comissão foram um “circo”. Começaram com o vereador Dalton Silvano pedindo vistas de todos os Requerimentos, por desconhecer os conteúdos. O vereador Aurélio Miguel, “pela ordem”, duvidou das assinaturas dos documentos que autorizavam o vereador Dalton Silvano a participar da reunião, em substituição ao vereador Roberto Tripoli. Isto deixou o presidente da Mesa, o vereador Milton Leite, em situação desagradável, pois já havia aceitado como válidos os referidos documentos e, para coroar de êxito, a TV Câmara a tudo filmava e transmitia. A reunião prosseguiu com os pedidos de vista e itens adiados, até o seu encerramento de praxe, entremeada por ânimos inflamados.

Terminada a reunião ordinária, ali mesmo, ato contínuo, o vereador Aurélio Miguel abriu os trabalhos da subcomissão. Para a surpresa geral, colocou em votação, como pé de pauta, todos os Requerimentos sob vistas ao vereador Dalton Silvano, inclusive o convite para o Sr. Hussein Aref Saab. Todos aprovados, ignorando o deliberado pela reunião ordinária imediatamente anterior, tendo como voto contrário o do vereador Aníbal de Freitas.
Isso pode? Coisas de oposição x situação. Segundo o vereador Wadih Mutran não pode. Retirou-se da sala parecendo irritado.

O desfecho fica para o próximo capítulo. Vamos aguardar o jornal publicar.

Camila A. T. Silvestre
Voluntária do Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário