•
Brasília/DF, 31 de agosto de 2011.
COMITÊ NACIONAL DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL LEI DA "FICHA LIMPA" - 1 ANO MUITOS ANOS DE VIDA
Nacional •Unasus •Voto Consciente
O episódio ocorrido ontem na Câmara dos Deputados, quando a ética parlamente cedeu lugar ao espírito de corpo, desapontou a sociedade brasileira e reafirmou a necessidade de mobilização social para a realização de mudanças profundas na nossa realidade política.
Lamentamos profundamente a referida decisão, a qual por sua vez reafirma a correção histórica da luta pela edição da Lei da Ficha Limpa. Não há razões para se depositar sobre pessoas que desonram sua própria imagem os elevados encargos inerentes ao mandato eletivo.
Continuaremos nossa luta para assegurar a plena eficácia da Lei da Ficha Limpa, cientes de que as mesmas forças que asseguram a impunidade em ocasiões como a acima mencionada buscarão meios para invalidar essa que é a maior conquista da democracia brasileira nos últimos anos.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
CMSP faz caminhada fotográfica no centro de SP
Num sábado de muito sol a Câmara Municipal reuniu perto de 600 pessoas para fotografar do terraço de três edifícios mais altos da cidade: Olido, Martinelli e o próprio prédio da CMSP.
Ajudado por guias da Secretaria de Turismo o grupo pode conhecer monumentos, histórias e relatos sobre a cidade.
Estas caminhadas acontecem sempre no último domingo do mês com saída da Câmara às 9 horas da manhã.
Adorei o passeio. Vale conferir.
Sonia Barboza
Ajudado por guias da Secretaria de Turismo o grupo pode conhecer monumentos, histórias e relatos sobre a cidade.
Estas caminhadas acontecem sempre no último domingo do mês com saída da Câmara às 9 horas da manhã.
Adorei o passeio. Vale conferir.
Sonia Barboza
Cidade serrana do RJ destruída pelas chuvas recebe MVC
Fomos, Sonia e eu, a São José do Vale do Rio Preto, atendendo ao chamado da ONG Renasce São José.
São José sofreu pesadamente com as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro durante o último verão; 400 famílias perderam suas casas à fúria do Rio Preto.
Desta situação calamitosa surgiu a Associação Renasce São José, que se preocupa em ajudar a população e conscientizá-la da importância da escolha de seus representantes para a Câmara Municipal e Prefeitura nas próximas eleições.
Conversamos durante o dia com a população local. Mostramos o que foi feito com grande sucesso no Guarujá para as eleições de 2008 com base no Programa Cidadania Ativa – 2011. Respondemos as perguntas, e demos as sugestões que se adequavam aos problemas apresentados.
À noite houve uma reunião com a diretoria da Associação e outras lideranças comunitárias. Tivemos ocasião de detalhar o Programa, mostrar como ele pode ser usado como plano de ação, e respondemos as perguntas dos presentes. Sonia mostrou uma apresentação que ela preparou para a ocasião, como exemplo do material a ser usado no treinamento de agentes da cidadania. As perguntas foram muitas, e o interesse, muito alto.
Movimento Voto Consciente
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
80% dos equipamentos não corresponde ao cadastro da Secretaria da Saúde
Dia 10 de agosto pp, o TCM fez apresentação do relatório sobre a fiscalização na função saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.
Foi feito levantamento, por amostragem, dos diversos aparelhos de diagnóstico, por imagem e com excessão do RX.
A Secretaria Municipal da Saúde não tem a relação correta dos equipamentos , pois 80% dos pesquisados não correspondiam ao cadastro.
Dos equipamentos estudados, 41% não receberam manutenção preventiva.
Foi levantado o tempo de espera que o paciente enfrenta , para ser atendido no exame solicitado.A média de espera é de 4,5 meses. A variação dos exames vai de 3 meses para ultrassonografia do aparelho urinário até 2,2 meses para ecocardiograma Doppler.
Há estudo por equipamento ,da produção dos exames realizados ,e a variação muito grande entre eles.Estudado também a média da demora dos exames por Coordenadoria de Saùde e por Unidade de Saúde ( AMA, Hospital e Organização Social que gerencia os exames)
Este levantamento mostra que, se o objetivo da Saúde Pública é a prevenção, de nada adianta o agendamento de exames com muita demora e que irão prolongar o período de diagnóstico precoce.
Este é um dos problemas que a Secretaria Municipal de Saúde precisa ter, visão urgente, sobre a municipalização da
saúde, e a importância da prevenção pois a curativa é a segunda etapa da atenção á saúde.
Edna dos Santos Freitas
Voluntária do Movimento Voto Consciente
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Pobres Corruptos
Josmar Verillo*
Juntamente com uma avalanche de denúncias de casos de corrupção que tomou conta do país nas últimas semanas, veio também uma onda de consternação de autoridades, juristas, e outras pessoas de fino trato, manifestando preocupação com a dignidade dos corruptos.
Afinal, o que eles fizeram de errado foi apenas desviar recursos que deveriam ser usados para educação, infraestrutura, saúde; e outras aplicações normalmente voltadas para os mais carentes. Isso não é tão grave na visão dessas pessoas, a ponto de se humilhar o ladrão com um par de algemas e uma foto no jornal.
A maioria dos dinheiros desviados nesse país iria beneficiar aquela população mais desassistida, que vota normalmente nos candidatos mais populistas, e que menos fiscaliza os gastos do governo.
Um desses elementos foi flagrado ensinando como superfaturar contra o governo. É governo mesmo, multiplica por três o preço. Essa orientação deve estar classificada por alguns como atividade educativa. Já que a regra geral está sendo roubar do governo, porque não ensinar aos amigos essa arte? E roubar no Brasil não dá nem perda de dignidade, imaginem punição pelos crimes cometidos!
Colocar algemas nos corruptos fere a sua dignidade e isso pode atrapalhar as suas atividades futuras. E ademais o que a comunidade, os amigos, os parentes vão pensar dele? Um cidadão exposto à execração pública só porque roubou recursos de milhares de outros cidadãos? Nem pensar, o que irá depois a sociedade pensar dos corruptos? Isso pode lhes estragar a reputação e atrapalhar os negócios.
Por parte de pessoas que deveriam estar preocupadas com o zelo do patrimônio público houve mais preocupação com a dignidade dos corruptos, do que com os atos que os mesmos estavam praticando. Desviar recurso público não é um atentado contra a dignidade das vítimas, mas colocar uma algema no ladrão, atenta contra a dignidade do mesmo!
Em um país conhecido pelo rigor contra o crime como é os Estados Unidos, o Presidente do Fundo Monetário Internacional pode sair algemado da primeira classe de um voo pela acusação de uma única pessoa. Mas no Brasil, mesmo com enormes evidências de que corruptos estejam roubando o futuro do pais, prejudicando toda uma geração, eles não podem ser algemados e nem fotografados, pois isso atenta contra a sua dignidade.
Isso é um absurdo tão grande, e explica um pouco porque temos tanta impunidade nesse país. Nós somos o país dos bonzinhos, da tolerância, da malandragem, e dos sabichões que advogam em causa própria.
Tramita no Congresso um projeto de lei que torna a corrupção um crime hediondo, pois a corrupção é um assassinato em massa, uma chacina. Só que eles não são tão visíveis.
O que se espera das autoridades desse país, dos deputados e senadores, é que votem essa lei que servirá mais ao país, do que se preocupar com a dignidade do corrupto. Esse já perdeu a dignidade quando decidiu se apoderar de recursos que não lhe pertencem, prejudicando outros serem humanos.
Não adianta o desejo de alguns de atribuirem aos corruptos uma dignidade que eles não tem. De onde saiu essa noção mais absurda de que se deve preservar a dignidade dos corruptos?
Ao tentarem atribuir uma dignidade que os próprios corruptos se negam, as autoridades brasileiras ferem a dignidade da população honesta que paga impostos, e aquela que necessita dos bens públicos para atingirem um nível mínimo de bem estar.
Igual jabuticaba, isso só existe no Brasil, o país dos bonzinhos!
· Administrador de Empresas, Doutor em economia pela Universidade Estadual de Michigan, e Membro do Conselho de Administração da AMARRIBO BRASIL.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Exercite sua cidadania, pense e julgue
seg, 15/08/11 por milton.jung | categoria Adote um Vereador | tags Adote um Vereador, cidadania, Pátio do Colégio, vereador

Danilo, Cláudio e Sonia participaram do encontro do Adote um Vereador
Ler, pensar e julgar. São exercícios aparentemente banais mas que diferenciam o cidadão. Na academia da vida, a sociedade se fortalece quando se capacita a desenvolver estas habilidades e somente não avança mais porque as subestima. Pensei nisto, sábado, durante encontro mensal do Adote um Vereador, no café do Pátio do Colégio. Nossa colega de agitação cidadã, Sonia Barboza, nos convidou a avaliar os 50 primeiros projetos de lei apresentados pelos vereadores de São Paulo, em 2011, com a intenção de identificar o apuro com que o Movimento Voto Consciente analisa as ações no parlamento.
O desafio era entrar no site da Câmara Municipal, identificar os projetos, ler o texto e a justificativa apresentada pelos vereadores e dar uma nota sobre o impacto da lei proposta na cidade, conforme os critérios do Voto Consciente – ONG que não exige apresentação, ao menos para você caro e raro leitor deste Blog. Ressalte-se, ao avaliar o impacto, dentro das normas do VC, não se está dizendo se somos contra ou a favor do projeto de lei, apenas o quanto aquela ideia, se aprovada, pode se refletir na cidade.
As notas e critérios para esta avaliação são as seguintes:
Em seguida, percebi que continuamos a desperdiçar o tempo do parlamento com assuntos de pouco interesse, alguns dos quais, se aprovados, não mexerão uma palha na vida do cidadão. Ao mesmo tempo, há assuntos que merecem discussão mais profunda e podem colaborar com a melhoria da qualidade de vida na cidade, se não de todos ao menos de uma parcela da população.
Tive dúvidas em muitos casos sobre que nota seria a mais justa, mesmo que discordasse do projeto de lei. Fui obrigado a ler, reler e compreender a intenção do parlamentar nem sempre clara no texto de justificativa, marcado pela burocracia. Em lugar dos artigos e citações de lei, ficaria mais satisfeito se encontrasse uma descrição sincera e transparente, do tipo: “quero aprovar este projeto porque vai ajudar o pessoal que me ajudou a eleger.
Apesar da dimensão do trabalho, avaliar o impacto do projeto dos vereadores não requer prática nem habilidade – como costumava dizer minha mãe. É necessário um pouco de sensibilidade cidadã, apenas. Paciência, também, para procurar as informações.
Se você tiver a mesma paciência que eu tenho, leia o roteiro que preparei; caso contrário, pule para o parágrafo seguinte:
Se boa parte dos cidadãos se desse ao trabalho de “ler, pensar e julgar” sobre os atos de cada um dos vereadores, usando o critério que lhe convier, finalmente conseguiríamos construir uma Câmara Municipal mais apropriada para a dimensão e importância da cidade de São Paulo.
Danilo, Cláudio e Sonia participaram do encontro do Adote um Vereador
Ler, pensar e julgar. São exercícios aparentemente banais mas que diferenciam o cidadão. Na academia da vida, a sociedade se fortalece quando se capacita a desenvolver estas habilidades e somente não avança mais porque as subestima. Pensei nisto, sábado, durante encontro mensal do Adote um Vereador, no café do Pátio do Colégio. Nossa colega de agitação cidadã, Sonia Barboza, nos convidou a avaliar os 50 primeiros projetos de lei apresentados pelos vereadores de São Paulo, em 2011, com a intenção de identificar o apuro com que o Movimento Voto Consciente analisa as ações no parlamento.
O desafio era entrar no site da Câmara Municipal, identificar os projetos, ler o texto e a justificativa apresentada pelos vereadores e dar uma nota sobre o impacto da lei proposta na cidade, conforme os critérios do Voto Consciente – ONG que não exige apresentação, ao menos para você caro e raro leitor deste Blog. Ressalte-se, ao avaliar o impacto, dentro das normas do VC, não se está dizendo se somos contra ou a favor do projeto de lei, apenas o quanto aquela ideia, se aprovada, pode se refletir na cidade.
As notas e critérios para esta avaliação são as seguintes:
10 – política públicas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos ou estimular a transparência da administração e a prestação de contasAo navegar no site, abrindo projeto de lei por projeto de lei, a primeira tentação foi dar notas de acordo com meu gosto (ou desgosto) pela ideia proposta. Apesar de esse ser um ótimo exercício, que deveria ser frequente para cada cidadão, não era o meu papel naquele momento. Tinha de identificar apenas se a pretensão registrada pelo vereador teria capacidade de atingir toda a cidade, uma área temática ou geográfica, um grupo de pessoas apenas ou, simplesmente, não servia para nada.
9 – Amplo alcance sobre um setor da administração pública, como saúde, educação e outros, buscando uma regulamentação mais ou menos ampla deles
7 – Regulam problemas de uma determinada zona geográfica e que se referem a temas de imapcto territorial
5 – Projetos feitos para atender demandas e exigências de grupos com carcaterísticas similiares ou reunidos em torno de um interesse comum, que pode ser de uma associaçao, comunitário, reivindicatório, etc
3 – Projetos de menor impacto
0,5 – Projetos para melhorar a gestão, o funcionamento interno ou a dinâmica das sessões da Câmara, ou outros projetos menores
0 – Homenagem, denominação de logradouros, datas, eventos, etc, não foram considerados.
Em seguida, percebi que continuamos a desperdiçar o tempo do parlamento com assuntos de pouco interesse, alguns dos quais, se aprovados, não mexerão uma palha na vida do cidadão. Ao mesmo tempo, há assuntos que merecem discussão mais profunda e podem colaborar com a melhoria da qualidade de vida na cidade, se não de todos ao menos de uma parcela da população.
Tive dúvidas em muitos casos sobre que nota seria a mais justa, mesmo que discordasse do projeto de lei. Fui obrigado a ler, reler e compreender a intenção do parlamentar nem sempre clara no texto de justificativa, marcado pela burocracia. Em lugar dos artigos e citações de lei, ficaria mais satisfeito se encontrasse uma descrição sincera e transparente, do tipo: “quero aprovar este projeto porque vai ajudar o pessoal que me ajudou a eleger.
Apesar da dimensão do trabalho, avaliar o impacto do projeto dos vereadores não requer prática nem habilidade – como costumava dizer minha mãe. É necessário um pouco de sensibilidade cidadã, apenas. Paciência, também, para procurar as informações.
Se você tiver a mesma paciência que eu tenho, leia o roteiro que preparei; caso contrário, pule para o parágrafo seguinte:
Na relação que está do lado esquerdo da tela, procure “ATIVIDADE LEGISLATIVA”; em seguida clique em “PROJETOS”; procure em “TIPO DE PROJETO” o nome “PROJETO DE LEI”; coloque o “NÚMERO DO PROJETO” e o “ANO”; e clique em “PESQUISAR”; vai abrir a tela com a ementa ou o resumo do projeto de lei e, caso você queira mais detalhes, clique no link que aparecerá com o número e a data do PL; lá dentro haverá uma série de informações disponíveis, sendo as mais importantes o texto completo do PL e a justificativa.Dos muitos colegas que participaram do encontro não sei quantos terão tempo suficiente para atender ao pedido feito pela Sonia, mesmo porque o prazo que ela nos impôs era curto. Minha lista mandei nesta segunda-feira mesmo. Tenho certeza, porém, de que todos saíram de lá com mais uma lição das muitas que aprendemos desde que nos iniciamos no Adote um Vereador. O olhar criterioso sob as ideias apresentadas pelos vereadores é bem interessante e nos ajuda a entender melhor o que pensam nossos representantes, qualificando nossas escolhas e votos.
Se boa parte dos cidadãos se desse ao trabalho de “ler, pensar e julgar” sobre os atos de cada um dos vereadores, usando o critério que lhe convier, finalmente conseguiríamos construir uma Câmara Municipal mais apropriada para a dimensão e importância da cidade de São Paulo.
sábado, 13 de agosto de 2011
Reunião do Grupo da Câmara em 10/08/2011
Primeira fileira de voluntários: Danilo, Celina e William, sentados: Pedro, Sonia, Angélica e Massae.
Os mesmos acrescentendo a Suzette
Assinar:
Postagens (Atom)

